Translate

domingo, 3 de novembro de 2013

Relatório Fernando Reges FC Porto (Vs. V. Guimarães)

Fernando Reges, a muralha, a parede, o polvo, é tudo a mesma coisa. Sinónimos que espelham a forma como este Brasileiro preenche e “agarra” o meio campo do F.C.Porto tornando-o pouco permeável.
Trata-se de um puro nº6, um trinco fantástico que controla de forma muito inteligente o meio campo do F.C.Porto, conseguindo readquirir inúmeras bolas ao adversário, através de “roubos”, antecipações só conseguidas com a sua leitura táctica aliada à excelente condição física que o caracteriza. É um jogador que sabe posicionar-se muito bem, jogando portanto de forma inteligente sem bola, fazendo compensações quando os laterais, os centrais e os companheiros do meio campo se adiantam no relvado.
Acerca do jogo observado, V. Guimarães vs F.C. Porto, o Fernando apareceu tal como acostumou os adeptos, sempre empenhado e focalizado em ajudar a equipa da maneira como ele melhor sabe e lhe é pedido, isto é, destruir o jogo do adversário, recuperando bolas e entregando a bola logo que possível aos mais criativos ou aos avançados através de passes em profundidade para as costas dos defesas.
As transições defensivas do Porto apresentam geralmente um bloco compacto, o que potencía  as características do Fernando, tirando assim proveito da pressão dos seus colegas sobre o adversário. Nos momentos de recuperação de bola por parte do Fernando, verifica-se que 65% das vezes este executa um passe curto, sendo raras as vezes que progride com a bola. Quando a bola é recuperada por outro colega a preocupação do atleta é criar linhas de passe, movimentando-se para espaços vazios e privilegiando as triangulações, tal como é imagem do futebol praticado pelo Porto de Vitor Pereira.
Apesar do empenho constante do Fernando, este apenas conseguiu 7 recuperações de bola (geralmente consegue mais) tendo apenas sido ultrapassado por duas vezes, a explicação é simples, o Porto teve muito mais posse de bola – em momentos do jogo rondou os 70% – dominou por completo, tendo o adversário poucas vezes a bola para o Fernando a recuperar.
Conforme tabela abaixo, é notório o trabalho do Fernando a meio campo, sem remates, sem cabeceamentos e finalizações é certo, mas comprovando o trabalho em prol da equipa para conseguir equilíbrios e protecção perante o adversário.
Os passes curtos são de uma excelente média, 20 certos para apenas 3 errados sendo a maior parte deles sob pressão do adversário. Situação usual nos oponentes, visto o Fernando ser o 1º homem do meio campo e portanto o primeiro a começar a construir o jogo da equipa. Teve 27 recepções de bola correctas contra apenas 1 defeituosa. Em relação ao primeiro toque, 18 certos contra apenas 1 falhado!

Em baixo um esquema dos passes efectuados pelo Fernando tanto na primeira como na segunda parte.
  
Passe na primeira parte


Passes na segunda parte

Apenas duas faltas em todo o jogo, o que demonstra a capacidade de antecipação e leitura de jogo defensivo e a maturidade do atleta. Nenhum cartão lhe foi mostrado.
Em relação aos passes longo, não são o seu melhor aspecto, no entanto em 12 tentativas apenas falhou 4. Dois desses passes em profundidade, sobre a defesa contrária serviram para isolar o avançado do FCP e a marcação de um golo.


 *Valor de mercado está baixo, porque o seu contrato está a finalizar e pode sair a custo zero no verão de 2014. Excelente oportunidade de negócio! Os adeptos do FCPorto torcem para a renovação...

Fernando é um jogador com capacidades de jogar na maior parte dos grandes clubes europeus, assim como na Selecção do seu país (Brasil) ou na de Portugal porque já se naturalizou cidadão deste país devido ao tempo de permanência. O seu jogo sobressai mais, quando é o único médio defensivo da equipa.
O intransponível!

Sem comentários:

Enviar um comentário