Translate

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Adrien Silva (Sporting C.P.)


Decidi publicar a analise de um jogador que comecei a seguir com maior intensidade e atenção à cerca de uma época, apesar de já lhe ter reconhecido muito valor quando este ainda era júnior no Sporting Clube de Portugal (S.C.P).
Adrien saiu da França rumo a Portugal muito jovem, tendo ingressado de imediato no S.C.P., clube do qual fez a sua formação. As suas capacidades futebolísticas assim como a sua maturidade eram evidentes, de tal forma que o treinador na altura decidiu inclui-lo na equipa sénior. Fez alguns jogos, mas a falta de experiência levou a que fosse titular muito poucas vezes, tendo rumado épocas depois a Israel (Maccabi Haifa) na condição de suplente. As exibições não foram de encher o olho, provavelmente devido a alguma dificuldade de adaptação a um país e uma cultura distinta. Os responsáveis do S.C.P. decidiram e bem, empresta-lo a um clube português, Académica de Coimbra, por onde esteve cerca de duas épocas. A primeira com alguma intermitência, mas com uma segunda época muito interessante sendo um dos pilares da equipa, conseguindo inclusive ganhar a Taça de Portugal.
O Adrien é um daquele médios que luta do principio até ao fim do jogo, com um enorme pulmão, que corre muito com e sem bola. Muitos dizem que pode jogar em qualquer posição no meio campo (não é a minha opinião), acho que se perde um bom box-to-box quando se o tira da posição 8, algo que aconteceu neste jogo, tendo reduzido a sua performance uma vez que Sá Pinto colocou-o como médio ofensivo, em determinados momentos do jogo, actuou como 2º avançado apoiando o Wolfswinkel.
Neste jogo, retira-se de positivo a vontade do jogador, que correu imenso, criando algumas falhas à defesa, conseguindo “arrastar” consigo um defesa central, facilitando a tarefa ofensiva ao seu colega da frente. Boa atitude do médio a vir buscar a bola ao meio campo, pressionando o adversário a perde-la, conseguindo recupera-la por 2 vezes, e posteriormente boas desmarcações e tabelinhas (5 bem realizadas), abrindo espaços e linhas de passe, no entanto com processos muito lentos em algumas situações. É por demais evidente o nível técnico do atleta, tendo recepcionado bem a bola por 12 vezes contra apenas uma defeituosa. Interessante a capacidade de virar o jogo de um flanco para o outro, com 4 passes longos bem executados, conseguindo desequilíbrios defensivos por parte do Rio Ave. O Drible apenas tentou por uma vez, não tendo sucesso no mesmo. Os cruzamentos foram bem direccionados, assim como os 2 cantos que marcou no lado esquerdo do seu ataque. Saiu ao intervalo!
Tal como referi, a posição de médio ofensivo (devido às suas características) não é a melhor posição para este bom médio, que encaixa muito bem na posição 8, um box-to-box.
Numa próxima oportunidade farei uma avaliação quando este jogar na posição 8, espelhando de forma natural as suas caracteristicas.

A avaliação Sporting vs Rio Ave (27-08-2012):


Nota global: 5

Sem comentários:

Enviar um comentário